Por que comprar na Valônia ?
Na Valônia, seis setores são organizados em polos de competitividade que se enquadram do plano de desenvolvimento econômico regional:
- Aeronáutico e espacial (Skywin)
- As ciências da vida (Biowin)
- Transporte e logística (Logistics in Wallonia)
- A agroindustria (Wagralim)
- A mecânica fina e a nanotecnologia (Mecatech)
- A química verde e os materiais sustentáveis (Greenwin)
Muitas das empresas desses setores conquistaram reconhecimento internacional e algumas chegaram à líder mundial. A maioria dessas empresas são PME (95% da malha econômica valã) dinâmicas, flexíveis e inovadoras, se baseando em equipes de venda multingues e em uma mão de obra altamente qualificada. A posição central da Valônia na Europa e suas infraestruturas de comunicação multimodal garantem também condições de entregas rápidas e pontuais.
Paralelamente aos setores nos quais a Valônia se encontra entre os líderes mundiais (siderurgia, construção metálica, vidros e química pesada), surge uma nova geração de empresas voltadas aos setores de alto valor agregado, que se beneficiam do apoio dos centros de pesquisa privados ou universitários e de uma intensa atividade de Pesquisa e Desenvolvimento.
Isso funciona uma vez que o crescimento médio anual das exportações valãs desde 2006 nos setores dos polos é de 6,3%. Um desempenho que permite a Valônia de ultrapassar largamente a progressão média (+4,1%) das exportações do bloco UE15 e seus quatro vizinhos (Flandres, França, Alemanha e Holanda) nos mesmos setores.
Em média, as empresas valãs destinam 66% de sua balança comercial para a exportação. Isso representa mais que o dobro que do resto da União Européia. Produto industrial, tecnológico ou artesanal: comprar produtos valões, é garantir um selo de qualidade na concepção, no design, na pontualidade e no serviço completo ao cliente. Flexíveis e inovadoras, as PME valãs (95% da malha econômica) se baseiam em uma mão de obra altamente treinada e em serviços comerciais multilíngues.