Viver na Valônia
Você gostaria de viver na Valônia e não sabe por onde começar? Queira encontrar abaixo alguns conselhos e endereços úteis que lhe ajudarão a se instalar em nossa magnífica região.
Encontrar onde morar
Você tem duas possibilidades: locação ou compra. Muitos sites oferecem pequenos anúncios de lugares para alugar ou para vender.
Se cadastrar na administração municipal
Para ficar mais de três meses como estrangeiro na Bélgica, você deve se apresentar à prefeitura onde reside no prazo de oito dias após sua chegada, a fim de se cadastrar nos registros de população; por isso, você deve dispor de uma residência efetiva na cidade. Se você pretende residir na Bélgica por mais de 3 meses, você também deve entrar em contato com l’Office des Etrangers.
Encontrar um emprego ou um curso
Se você não tiver uma atividade profissional, a primeira coisa a fazer é se inscrever como desempregado, contatando um dos conselheiros do escritório do Forem (https://www.leforem.be/).
Em seguida, o Forem poderá lhe auxiliar durante todo o processo de busca por um emprego. Os conselheiros estão à sua disposição para lhe ajudar a escolher sua futura profissão ou ainda lhe direcionar se você quiser abrir sua própria empresa ou reorientar sua carreira. Você ainda conta com ajuda para redigir seu CV e receber ferramentas para consultar e receber o máximo de vagas de emprego adequadas ao seu perfil.
Continuação dos estudos ou matrícula de seus filhos em uma escola
A educação escolar é obrigatória dos 6 aos 18 anos e é gratuita, embora várias taxas sejam de responsabilidade dos pais.
- A pré-escola é para crianças de 2 anos e meio a 6 anos. Não é obrigatória, mas altamente recomendável.
- O primário é obrigatório para crianças de 6 a 12 anos.
- O ensino secundário é direcionado aos alunos de 12 a 18 anos e é obrigatório.
Para encontrar uma escola infantil, primária ou secundária:
http://www.enseignement.be/index.php?page=23836
As universidades, os centros universitários e as faculdades de arte da Valônia propõem uma opção de formação diversificada e acessível. Você pode encontrar informações úteis sobre o ensino superior na Valônia no link http://www.studyinbelgium.be. Bolsas de estudos (http://www.allocations-etudes.cfwb.be/) podem ser concedidas, com algumas condições, aos alunos de baixa renda, tanto no ensino secundário como no superior.
Se locomover
Para levar as crianças à escola ou ir ao trabalho é muito fácil. A Valônia tem quase 900 km de estradas interligadas à rede europeia. Iluminada à noite e gratuita, é a rede de auto estradas mais densa no mundo. A Valônia está equipada com uma rede de transporte que cobre os principais destinos do país e oferece acessos rápidos às grandes metrópoles europeias. Promove também os meios de transporte alternativos para uma mobilidade mais sustentável como a caminhada, a bicicleta e o transporte público.
- Ônibus à http://www.infotec.be/
- Trem à http://www.belgianrail.be/fr ou pour l’international https://www.b-europe.com
- Avião à http://www.charleroi-airport.com/ ou http://www.liegeairport.com
Sua saúde
A Bélgica tem um sistema de saúde que está entre os mais modernos e eficientes do mundo. Na Bélgica, o seguro de saúde é obrigatório tanto para os empregados como para seus dependentes. Graças a esse sistema, a prestação da saúde é quase gratuita e de alta qualidade. É também obrigatório contratar um seguro de saúde da sua escolha, que vai assegurar o reembolso (parcial ou total, segundo o tipo do serviço) de consultas médicas e compra de determinados medicamentos.
Encontrar um médico, um hospital ou um seguro de saúde: www.inami.fgov.be/FR/professionnels