Acessibilidade
Com um pouco mais de 200 habiltantes/ km2, o território valão é verdadeiramente à dimensão humana e beneficia de uma posição geográfica privilegiada.
Além disso, pela sua conexão direta com Bruxelas, a Valônia se beneficia de uma grande proximidade e de um acesso imediato às instituições europeias e à todas as organizações e associações internacionais lá instaladas. Essa localização no coração das redes europeias de transporte a torna uma das regiões mais atrativas da Europa, notadamente pelos centros de distribuição e pelas plataformas logísticas.
A Valônia se beneficia de uma das mais densas malhas rodoviária e ferroviária da Europa: um grande trunfo que permite garantir uma grande fluidez em todo seu território e de oferecer conexões ideais aos principais países europeus. A Valônia é servida por muitas das principais linhas da rede europeia (Thalys, Eurostar, TGV, ICE) e é também uma das poucas paradas europeias do TGV Fret.
A Valônia dispõe também de uma excepcional rede de vias navegáveis para a navegação comercial. A região é uma das peças centrais da rede europeia, em relação direta com o maior polo portuários marítimo do mundo (Roterdã-Antuérpia, Ghent, Zeebrugge).
Os dois aeroportos regionais também possuem um lugar muito importante no setor aéreo: o Aeroporto de Liège e sua atividade no transporte de cargas, e o aeroporto de Charleroi, em pleno crescimento, que transporta anualmente mais de 6 milhões de passageiros para centenas de destinos em todo o mundo.
A Valônia também desenvolve plataformas multimodais que combinam as redes existentes, rodoviário-ferroviário-ar-água, de maneira otimizada e maximizando a eficácia. A região inaugurou recentemente (fim de 2015) uma nova plataforma tri modal (água-ferroviária-rodoviária), o Liège Trilogiport, cujo objetivo é se transformar em um verdadeiro polo logístico central da Euroregião.
Alguns números :
- A dois passos de Bruxelas, capital da União Europeia e sede da OTAN. Bruxelas também possui 120 organizações internacionais, 181 embaixadas, 300 diplomatas e 1.400 ONG’s.
- A apenas 4 horas de viagem, é possível alcançar quase 60 milhões de habitantes.
- Em um dia, uma zona de 370 milhões de consumidores podem ser acessados e cerca de vinte grandes cidades da Europa.
- O Porto Autônomo de Liège é o terceiro porto interno da Europa, no coração da bacia Reno-Escalda-Mosa.
- Aeroporto de Liege é o maior aeroporto de cargas da Bélgica e o 8º na Europa. Ele recebeu em 2015, na Cingapura, o prêmio de « Melhor aeroporto de cargas da Europa », concedido pelos clientes dos aeroportos.
- Brussels South Charleroi Airport é o 3º melhor terminal de baixo custo do mundo, segundo a classificação anual do “World Airport Award 2015”.
- 6 zonas logísticas
- 11 infraestruturas multimodais
- A Valônia conta também com o maior elevador de barcos do mundo: o elevador funicular Strépy-Thieu.